Google
 

domingo, 13 de janeiro de 2008

[Resenha] Avantasia - The Scarecrow


2008 Começa com um lançamento que provavelmente seja o maior e mais aguardado do ano, trata-se da terceira parte do projeto "Avantasia" liderado por Tobias Sammet, vocalista da banda Edguy.

Diferente de seus antecessores "The Metal Opera, Pt. I" e The Metal Opera, Pt.II", aparentemente "The Scarecrow" (O Espantalho, em português) não segue um enredo linear, já que como os outros, como sugere os títulos, tratam-se de uma opera heavy metal, divida em duas partes, com todas as músicas construídas em cima de um enredo. "The Scarecrow" trás músicas 11 músicas que à uma primeira audição, não têm a pretensão de contar alguma estória.


Quem esperava que que ele fosse a terceira parte de "The Metal Opera" provavelmente ficará um pouco decepcionado, mas não é apenas nisso que ele se difere dos outros, talvez pelo fato de não ter de se ater a uma estória, as músicas de "The Scarecrow" se mostram superiores aos outros dois álbuns. Isso se da não apenas pela instrumentação, mas também pelas letras todas escritas por Tobias Sammet.

O time de músicos escalado para participar desse álbum é um destaque que merece grande atenção, já que não é todo dia que se vê tantos nomes tão renomados juntos. São eles: Roy Khan (KAMELOT/vocal), Kai Hansen e Henjo Richter(GAMMA RAY/guitarras), Oliver Hartmann (EMPTY TREMOR/HARTMANN/vocal), Jorn Lande (ex-MASTERPLAN/JORN/vocal), Bob Catley (MAGNUM/vocal), Michael Kiske (ex-HELLOWEEN/vocal), Rudolph Schenker (SCORPIONS/guitarra), Alice Cooper (vocal) e Amanda Somerville (vocal). Isso mesmo, você não leu errado, Alice Cooper também está fazendo parte desse projeto.

Agora vamos as músicas em si:
O álbum começa com os acordes pesados de "Twited Mind", um tema bem agitado e com bastante melodia onde Tobias e Roy Khan dividem os vocais.
"The Scarecrow" é de longe a melhor música do álbum, sendo ela também a maior dele com 11:14min. Sua introdução lembra muito uma música celta, misturando tambores e violinos, seguidos pela guitarra de Sascha Paeth, os vocais de Jorn Lande se encaixa com perfeição em seus trechos. Alternando entre momentos mais rápidos e alguns mais lentos e melodiosos, está é uima música que merece grande atenção.
"Shelter From Rain" é uma típica música de power metal, instrumentos acelerados, pedais duplos e um poderoso e magnífico solo de guitarra. O destaque nessa faixa é para a participação dos vocais de Michael Kiske, sua voz tão afinada quanto na época do Helloween.
"Carry Me Over" é a primeira balada do álbum e a segunda escolhida como single. Mas melodiosa e grudenta que as outras, é o tipo que você fica com o refrão na cabeça por dias, o que não tira o brilhantismo da faixa.
"What Kind Of Love" também tem um início que remeta um pouco a música celta, mas devido ao seu instrumental calmo e cadenciado e os belos vocais de Amanda Somerville, bem poderia figurar em alguma coletânea de musica para relaxar, mesmo com os agudos de Sammet. Michael Kiske também aparece nessa faixa fazendo a segunda voz com Sammet.
"Another Angel Down" também é outra típica música inspirada nos melhores power metal da vida, com guitarras aceleradas, baixo que acompanha a voz, refrão em coro, além de um típico solo rápido e complexo.
"The Toy Master" inicia com um ar misterioso com influência de música árabe, mas mesmo tendo ótima melodia e acordes maravilhosos, o destaque da música é sem dúvida a presença marcante do vocal de Alice Cooper que dispensa qualquer apresentação.
"Devil In The Belfry" já começa com um excelente solo de Henjo Richter, o que segue são pouco mais de 4 minutos de pura pancadaria músical muito bem executada.
"Cry Just A Little" começa com um belo violão, um ambiente bem calmo e lento, uma melodia bem suave, da uma pequena acelerada e volta a ficar calminha, nada que interfira em seu belo arranjo.
"I Don't Believe In Your Love" a penúltima do álbum é bem cadenciada, embora não seja tão rápida quanto outras, também é uma faixa bem poderosa, certamente quem ouvir vai ficar repetindo o refrão por alguns dias.
"Lost In Space" fecha o álbum com uma típica balada com pegada hard rock. Foi a primeira música a ser escolhida como single, senda lançada em dois EPs: Lost In Space Pt.I e Pt.II

A impressão que fica desse álbum? Um grande álbum com um time de respeito, grandes músicas, grandes arranjos e letras bem trabalhadas. Como disse antes, um trabalho superior aos seus anteriores, graças a grande inspiração de Tobias Sammet e aos mnúsicos por ele selecionados para participarem deste belo álbum. Nota 9 para ele sem medo.

O lançamento oficial do álbum será no dia 25 deste mês através da Nuclear Blast, basta saber quando ele será lançado por aqui. Fiquem agora com o clipe de Lost In Space, espero que gostem!


12 comentários:

MH disse...

Com relaçao ao post abaixo sobre o iron maiden estou decepcionado. Amoooooooooooo Iron e nao consegui ingresso por show. Foda, vou ver se consigo com um maldito cambista.
Ja esse avantasia nunca ouvi falar mas voce me deixou curioso pra cacete. Vou tentar conhecer melhor..grande abraço (puta blog bacana, show de bola)

Nanamada disse...

Aprecio os blogs de resenhas,analises e criticas de livros e discos.Legal.Bjkas

Jefferson Barbosa disse...

Eu sou totalmente uma merda em relação ao rock, metal e coisas do tipo. É isso né? Então minha opinião de nada valeria. Ficarei calado. Estou calado. Ok, fui.

Julio disse...

Não sou muito fã desse estilo, mas a banda me chamou atenção. Eles tem MySpace?

Anônimo disse...

Pra quem gosta desse tipo de filme deve ser legal...

César Schuler disse...

não curto metal, mas deve ser ótimo :)

Junior Silva disse...

não sou muito fã de metal tbm , ja curti muito rock, hoje to sdaturado de tudo q tem por ai , e com isso acabei ficando mais ecretico

mas muito boa a sua analise !

abraço!

Arne Balbinotti disse...

Não é meu tipo de música, mas pra quem gosta o blog em si é um prato cheio...
Abraços.

Unknown disse...

é muito bom ter um blog
sobre um assunto em especifico
gostei

Anônimo disse...

Sou um grande fã de Avantasia e é como um sonho poder escutar um novo álbum desse projeto! Não é nada fácil reunir tantos grandes nomes para a realização de apenas um CD, anos atrás Sammet recusava a idéia de criar outro cd do Avantasia e ai está.

Zed disse...

mt bom review parcero
parabéns

Anônimo disse...

muito bom este album, talvez o melhor do ano, quem sabe!? mas a participaçao do roy khan poderia ser um pouco mais ampla!!!